Ganho de peso na menopausa. É possível evitar!
O que causa o ganho de peso na menopausa?
As alterações hormonais da menopausa podem te tornar mais propensa a ganhar peso em seu abdômen ao invés do quadril e coxas, porém essas mudanças por si só não causam necessariamente esse ganho. Em vez disso, o ganho de peso geralmente está relacionado ao envelhecimento, bem como o estilo de vida e fatores genéticos.
Por exemplo, a massa muscular normalmente diminui com a idade, enquanto a gordura aumenta. Perder massa muscular diminui a taxa na qual seu corpo usa calorias (metabolismo). Isso pode dificultar a manutenção do peso saudável. Se você continuar comendo como sempre fez e não aumentar sua atividade física, é provável que ganhe peso.
Fatores genéticos também podem desempenhar um papel no ganho de peso na menopausa. Se seus pais ou outros parentes próximos carregam peso extra ao redor do abdômen, é provável que você faça o mesmo.
Outros fatores, como falta de exercício, alimentação pouco saudável e sono insuficiente, podem contribuir para o ganho de peso na menopausa. Quando as pessoas não dormem o suficiente, elas tendem a comer mais e consumir mais calorias.
Quão arriscado é o ganho de peso após a menopausa?
O ganho de peso da menopausa pode ter sérias implicações para sua saúde, especialmente em torno de sua cintura, e aumenta o risco de muitos problemas, incluindo:
- problemas respiratórios
- doenças do coração e dos vasos sanguíneos
- Diabetes tipo 2
- O excesso de peso também aumenta o risco de vários tipos de câncer, incluindo o de mama, cólon e endométrio
Qual é a melhor maneira de evitar o ganho de peso após a menopausa?
Não existe uma fórmula mágica para prevenir ou reverter o ganho de peso da menopausa. Simplesmente atenha-se ao básico de controle de peso.
Pratique mais atividades físicas, incluindo exercícios aeróbicos e treinamento de força que irão ajudá-la a perder o excesso de gordura e manter um peso saudável. À medida que você ganha músculos, seu corpo queima calorias com mais eficiência o que facilita o controle de seu peso.
Para a maioria dos adultos saudáveis, os especialistas recomendam atividade aeróbica moderada, como caminhada rápida, por pelo menos 150 minutos por semana ou atividade aeróbica vigorosa, como corrida, por pelo menos 75 minutos por semana.
Além disso, exercícios de treinamento de força são recomendados pelo menos duas vezes por semana. Se você deseja perder peso ou atingir metas específicas de condicionamento físico, talvez seja necessário se exercitar mais.
Coma menos
Para reduzir calorias sem economizar na nutrição preste atenção ao que você está comendo e bebendo. Escolha mais frutas, vegetais e grãos integrais, principalmente aqueles que são menos processados e contêm mais fibras.
Em geral, uma dieta baseada em vegetais é mais saudável do que outras opções. Legumes, nozes, soja, peixe e laticínios com baixo teor de gordura são boas escolhas. Carne, como carne vermelha ou frango, deve ser consumida em quantidades limitadas. Substitua a manteiga, troque a margarina e a gordura vegetal por óleos, como azeite ou óleo vegetal.
Verifique o seu hábito de doces. Açúcares adicionados representam quase 300 calorias por dia na dieta americana média. Cerca de metade dessas calorias vem de bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes, sucos, bebidas energéticas, águas aromatizadas, café e chás adoçados.
Outros alimentos que contribuem para o excesso de açúcar na dieta incluem biscoitos, tortas, bolos, sorvetes e doces.
Limite o álcool
As bebidas alcoólicas adicionam calorias em excesso à sua dieta e aumentam o risco de ganhar peso.
Busque apoio de amigos e entes queridos que apoiam seus esforços para ter uma dieta saudável e aumentar sua atividade física. Lembre-se, a perda de peso bem sucedida em qualquer fase da vida requer mudanças permanentes na dieta e nos hábitos de exercício.
Comprometa-se com mudanças de estilo de vida e desfrute de uma vida mais saudável.